Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Jogadores de futebol maranhenses pelo mundo


Conheça os jogadores maranhenses que estão espalhados pelo mundo
O Maranhão é um dos grandes exportadores de talentos do futebol brasileiro e tem um histórico imenso de nomes atuando pelos maiores clubes do Brasil e também espalhados pelo mundo.
A História inicia com José de Ribamar Oliveira, conhecido como "Canhoteiro". Talvez ele seja o mais famoso de todos os maranhenses que atuaram nas décadas de 50 e 60. Em 1954, o ponta esquerda nascido em Coroatá surgiu no São Paulo e com grande atuações acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira e quase fez parte do elenco campeão do mundo em 1958.
Por conta da preferência do técnico Vicente Feola, o maranhense acabou sendo preterido por Zagallo e perdeu sua chance de disputar uma Copa do Mundo. Canhoteiro faleceu em 1974, aos 41 anos, mas deixou seu nome marcado no futebol brasileiro sendo diversas vezes eleito para o melhor time de todos os tempos do São Paulo. Em 11 anos de carreira, vestiu a camisa do Brasil em 16 jogos marcando um gol.
Após Canhoteiro, os maranhenses ganharam destaque novamente na década de 80 quando Luís Oliveira passou a brilhar na Bélgica em uma geração que ficou conhecida como "Marabelgas", pois vários atletas do estado partiram para a Europa buscar seu espaço no futebol.
Oliveira, que virou "Oliverrá", saiu do Tupã para o Anderlecht aos 16 anos em 1985 e acabou se naturalizando belga, e disputou a Copa do Mundo de 1998 com a seleção europeia. Na época atuava na Fiorentina ao lado de Edmundo e do argentino Batistuta.
Atualmente, os maranhenses estão em destaque em vários times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, caso mais emblemático é o do volante Márcio Araújo, que veste a camisa do Flamengo, clube de maior torcida do país.
Na Europa, os filhos de um antigo marabelga são os grandes destaques. Wamberto, nascido em Cururupu, rumou à Bélgica em 1991 aos 17 anos e começou uma gloriosa carreira no Velho Mundo se destacando principalmente pelo Ajax, da Holanda. Após se aposentar em 2011, se dedicou a cuidar da carreiras dos seus descendentes.
Danilo Campos tem 25 anos e assinou contrato com o Dnipro, da Ucrânia para essa temporada. O meia-atacante, nascido em São Luís, atuou pelas categorias de base da Seleção Belga.
Seu irmão mais novo, Wanderson, de 21 anos, assinou contrato com o Getafe, da Espanha, e tem tudo para explodir na liga que tem o Barcelona de Messi e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo.
Confira a lista de maranhenses atuando nas duas principais divisões do país e também nos times do exterior:
Série A do Brasileiro
Guilherme - Atlético-MG
Danilo Pires - Atlético-MG
Jeferson Maranhão - Avaí-SC
Márcio Araújo - Flamengo-RJ
Ananias - Chapecoense-SC
Maranhão - Chapecoense-SC
Manoel - Cruzeiro-MG
Pablo - Ponte Preta-SP
Chaves - Ponte Preta-SP
Thiago Mendes - São Paulo
Rithely - Sport-PE
Série B
Rodrigo Lindoso - Botafogo-RJ
Rafael Costa - Ceará
Lucca - Criciúma-SC
Maranhão - CRB-AL
Misael - Paysandu-PA
Exterior
Bruno Tiago - Cafetaleros de Tapalucha (México)
Danilo Campos - Dnipro (Ucrânia)
Derley - Kayserispor (Turquia)
Dyego Sousa - Marítimo (Portugal)
Elkesson - Guangzhou (China)
Esquerdinha - Platanias (Grécia)
Ferdinando - Incheon United (Japão)
Júnior Maranhão - Astra Gurgiu (Romênia)
Léo Silva - Albirex Nigata (Japão)
Maranhão - Naft Masjed (Kuwait)
Rodrigo Maranhão - Maziya S&RC (Maldivas)
Rogerinho - Al Shabab (Arábia Saudita)
Romarinho - Kalmar FF (Suécia)
Wanderson Campos - Getafe (Espanha)
Zé Roberto - San Diego Rockies (Estados Unidos)
 

Imperatriz é o quinto colocado em número de público na Série D




Torcida do Imperatriz é a quinta melhor do Brasileiro Série D
O Imperatriz está entre as dez equipes de maior público no Campeonato Brasileiro Série D. Pela ordem, o Cavalo de Aço aparece na quinta colocação, atrás apenas de Nacional de Manaus, Campinense, Gama e River.
Vale ressaltar que o Cavalo de Aço, até a rodada anterior, era o quarto colocado, perdendo para o River, que teve todos os ingressos comprados pela Secretaria de Esportes do Município de Teresina, domingo passado, em virtude do aniversário da cidade. Com isso, o Galo Piauiense levou mais de 10 mil torcedores ao Alberto, no jogo contra o Imperatriz, o que superou o Cavalo de Aço.
O Remo, conhecido por levar grande número de torcedores em casa, está mandando jogos longe de Belém para cumprir punição do STJD e tem média de 1.350 por confronto, ficando na 11ª colocação geral. O Leão Azul estava atuando na Arena Verde, em Paragominas, no interior do Pará. Mas já voltou ao Mangueirão e pode aumentar sua média.
Para figurar entre as dez equipes de maior público e pela ordem em quinto lugar, o Imperatriz tem a média de mais de 3 mil torcedores.
Na outra ponta, o menor público também é da região Norte. A vitória do Santos-AP por 1 a 0 em cima do Palmas-TO, na quinta rodada, teve apenas 90 pagantes no estádio Zerão, em Macapá. Náutico-RR, Aparecidense-GO, Serrano-BA, Resende, Vilhena-RO, Estanciano-SE e Lajeadense-RS estão entre os mandantes com os menores públicos no primeiro turno.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Com atraso salarial, Imperatriz perde Valderrama e pede cota antecipada



Por Imperatriz, MA
River-PI x Imperatriz (Foto: Emanuele Madeira)Na última rodada, o Imperatriz perde para o River-PI (Foto: Emanuele Madeira)
Além da situação complicada dentro de campo, com três pontos a menos que o vice-líder Palmas, o Imperatriz também enfrenta problemas fora das quatro linhas. Por causa do atraso salaria de dois meses, o presidente Buzuca aponta que umas das saídas para amenizar a situação é a antecipação das cotas da Copa do Brasil de 2016.

- Estamos passando por um momento difícil, com uma crise financeira. Os jogadores estão com dois meses de salários atrasados, mas são homens de bem e tenho convicção que vão entrar em campo e esquecer esses problemas, dando tudo de si. Já solicitei um adiantamento da cota da Copa do Brasil, para que a gente repassar para os jogadores.

Além disso, Buzuca destaca que os débitos foram um dos motivos para a liberação do volante Diego Valderrama, de 20 anos. 


- O Valderrama é um garoto bom, não só de bola, mas também de caráter. Infelizmente tivemos que abrir mão. Ele tem a oportunidade de ir para uma grande equipe, receber os salários em dia e aparecer para o futebol brasileiro. Nós tínhamos um débito com o Diego Valderrama, ele abriu mão e acertamos a liberação dele.

Buzuca também analisou a situação da equipe na briga pela classificação para a segunda fase da Série D. Apesar do time ser o terceiro colocado, com apenas cinco pontos, o presidente crê em uma reação para garantir a vaga na próxima fase do torneio.

- Nós temos um grupo qualificado, com um bom treinador e uma torcida maravilhosa, que sempre comparece. Eu espero que a torcida continue nos apoiando, traga sua bandeira e acredite que é possível. 

Sampaio tem o terceiro ataque mais eficiente na Série B



O Tricolor terminou a primeira parte da Série B com o terceiro melhor ataque entre todos os participantes com 27 gols marcados


George Raposo
Sampaio está entre os cinco melhores ataques da série B
O Sampaio Corrêa terminou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro na sexta posição, com 31 pontos ganhos, e segue na luta em busca por uma vaga entre os quatro primeiros da competição.

O Tricolor terminou a primeira parte da Série B com o terceiro melhor ataque entre todos os participantes com 27 gols marcados. O melhor desempenho ofensivo é do líder Vitória, que marcou 30 vezes, seguido do Botafogo com 28. Bahia, América-MG, Santa Cruz e Macaé também balançaram as redes 27 vezes. O pior ataque é do Atlético-GO que marcou 14 vezes, sendo três desses gols feitos contra o Sampaio, em Goiânia.

Na parte defensiva, o time maranhense fica 12ª posição com 21 gols sofridos. As piores partidas da defesa tricolor foram a goleada sofrida para o Botafogo (5 a 0) e a já citada derrota diante do Atlético-GO (3 a 1).

A melhor defesa da competição pertence ao alvinegro carioca, que tomou apenas 12 gols, seguido por Bahia e Vitória com 17. Do lado oposto da tabela, o Mogi Mirim já levou 34 gols e tem o pior desempenho entre os 20 times.
Em 19 jogos, o Tricolor conquistou nove vitórias, quatro empates e seis derrotas, marcou 27 gols e sofreu 21. O time terminou o turno invicto no Estádio Castelão com sete vitórias e dois empates em nove jogos em casa. Longe de São Luís, a equipe venceu apenas duas vezes, empatou outras duas e perdeu seis. 

A liderança do campeonato é do Vitória com 37 pontos, seguido do Botafogo com 36. América-MG (34) e Bahia (33) completam o tão sonhado G-4. O Náutico, com 32 pontos, é o quinto colocado. Para esse começo de returno, o time maranhense pode ser ameaçado por Paysandu (30) e Santa Cruz (28), que ocupam a sétima e oitava colocação, respectivamente.
2014
Em comparação com 2014, quando o Sampaio terminou a 19ª rodada na oitava posição, com 28 pontos ganhos, o desempenho de 2015 é um pouco melhor. Vale ressaltar que, no ano passado, a equipe caiu de rendimento na segunda parte do campeonato, somando apenas 25 pontos no segundo turno e encerrando na 10ª posição, com 53 pontos.

As campanhas seguem muito parecidas entre ataque e defesa. O time de 2014 também sofreu 21 gols no primeiro turno, mas, por outro lado, marcou dois gols a mais terminando a primeira metade com 29 gols pró. Assim como o número de pontos, o rendimento da equipe nos dois lados do campo foi pior no segundo turno,sofrendo e marcando 25 gols.

A expectativa da torcida é que em 2015 não haja um queda de rendimento, e para isso a diretoria reforçou o time, visando suportar o restante da competição e, ao mesmo tempo, preparando-se para suspensões e lesões.
Probabilidade

Nas nove temporadas em que o sistema dos pontos corridos tem sido utilizado na Série B do Campeonato Brasileiro, apenas em duas oportunidades um time com 63 pontos não conseguiu ficar entre os quatro primeiros. As exceções foram em 2012 quando o quarto colocado (Vitória-BA), terminou com assombrosos 71 pontos, e em 2009 quando o Atlético-GO foi promovido com 65 pontos.

Por conta disso, os matemáticos consideram 63 a quantidade de pontos a ser alcançada para um time conseguir subir para a Série A. Se o Sampaio repetir o seu aproveitamento, vencendo dentro e fora de casa, termina a competição, justamente, com o número necessário para ser promovido.

O Tricolor tem 85% de aproveitamento atuando no Castelão e, como joga ainda dez vezes em casa, no Brasileiro, caso consiga manter este percentual, soma mais 25 pontos. Longe de São Luís, o time tem apenas 26% de aproveitamento, e nas nove partidas que faltam, conseguiria justamente o necessário para acrescentar os sete pontos restantes na tabela. Somando os 32 previstos para o segundo turno, com os 31 ganhos no primeiro, o time chegaria ao número apontado pelos matemáticos como a nota de corte.

Com atletas da Seleção, Sampaio Corrêa começa a montar time para a disputa da LBF


Entre os nomes confirmados pelo time tricolor, vale destacar a presença de um trio da Seleção Brasileira
Após confirmar a criação de sua nova equipe e a contratação de Iziane Castro, o Sampaio Corrêa foi ao mercado e já acertou a contratação de mais oito atletas para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2015/2016.
Entre os nomes confirmados pelo time tricolor, vale destacar a presença de um trio da Seleção Brasileira que está disputando o Pré-Olímpico de Basquete no Canadá. As pivôs Nádia Colhado (ex-América) e Karina Jacob (ex-São José), além da ala Ramona (ex-São José) encabeçam a lista de contratações do Sampaio Corrêa.
Com Iziane Castro e mais estas três atletas, o Sampaio Corrêa terá um elenco bastante respeitável com quatro jogadoras da Seleção Brasileira principal. “A equipe vai ser competitiva para dar a torcida do Sampaio Corrêa o que merece e, quem sabe, conquistar o tão sonhado título para o Maranhão”, disse Iziane.
 
Além das quatro jogadoras da atual Seleção Brasileira, o Sampaio Corrêa contará com outras atletas com passagem pelo time nacional. A equipe tricolor também confirmou a contratação da experiente ala/pivô Carina Felippus (ex-Santo André), da pivô Fernanda Bibiano (ex-Ourinhos) e da ala Palmira Marçal (ex-Americana).
 
A nova equipe do Sampaio Corrêa ainda terá mais dois reforços estrangeiros. O representante maranhense na Liga de Basquete Feminino terá duas atletas norte-americanas. A armadora Erica Wheeler (ex-Sport Recife) e Crystal Bradford, que atua na WNBA, reforçarão o time tricolor na LBF.
 
Cubana no comando
 
E, para comandar o novo time do Sampaio Corrêa, a escolhida é uma técnica já conhecida da torcida maranhense. A cubana Lisdeivi Pompa, que já treinou o Ourinhos e o Maranhão Basquete, será a técnica da equipe tricolor na próxima edição da Liga de Basquete Feminino.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Brasileiros sobem no ranking do UFC


UFC

Vitoriosos no UFC em Nashville, Glover Teixeira e Amanda Nunes melhoram posição no ranking da organização
As vitórias – ambas por finalização – no UFC Fight Night 73, no último sábado, em Nashville (EUA), elevaram o mineiro Glover Teixeira e a baiana Amanda Nunes no ranking oficial do UFC. O lutador de Sobrália melhorou a posição na lista dos melhores meio-pesados, enquanto a atleta de Salvador, chamada de Leoa, fez o mesmo no peso galo feminino.
A vitória sobre Ovince Saint Preux por finalização com mata-leão no terceiro round, na luta principal em Nashville, levou Glover Teixeira ao terceiro lugar no ranking dos meio-pesados. O mineiro ultrapassou Rashad Evans e está atrás apenas de Anthony Johnson (1º) e Alexander Gustafsson (2º), próximo desafiante do campeão, Daniel Cormier, que fica acima da lista dos TOP 15.
No peso galo feminino, Amanda Nunes saltou três posições depois da grande vitória sobre Sara McMann, por finalização com mata-leão ainda no primeiro round. A brasileira estava em sétimo e apareceu em quarto na atualização da lista, nesta segunda-feira. Ela trocou de lugar com McMann, ex-desafiante da campeã, Ronda Rousey.
No ranking ‘peso por peso’, que leva em conta os melhores em todas as divisões, o ex-campeão dos leves, Anthony Pettis, subiu uma posição, para 11º, e deixou para trás Anderson Silva, ex-dono do título dos médios e suspenso por tempo indeterminado devido a doping. O líder da lista é José Aldo, seguido por Chris Weidman.
No peso leve, o iraniano Beneil Dariush subiu duas posições e apareceu entre os top 10, em décimo, depois da vitória controversa sobre Michael Johnson, por decisão dividida, em Nashville. O ex-campeão Ben Henderson também melhorou a posição e foi ao quinto lugar.

Seletiva de Kart Petrobras sai do Sul do país e chega ao Nordeste com disputa na Copa Norte








Seletiva de Kart Petrobras terá etapa no Maranhão no final do mês

Há 17 anos, a Seletiva de Kart Petrobras vem apoiando os principais campeonatos de kart do país e oferecendo a oportunidade de pilotos de diversas regiões participarem de suas etapas classificatórias ao longo do ano. O torneio, patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, distribui a maior premiação da modalidade no país e já passou por 16 estados e 32 cidades desde a sua criação em 1999.
Partindo do Rio Grande do Sul, onde selecionou mais três finalistas em julho, durante a disputa do Brasileiro de Kart, a Seletiva desembarca agora no Nordeste para a realização de sua terceira etapa classificatória em 2015 dentro do 2º Campeonato Norte Brasileiro de Kart. A disputa acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, para os pilotos da categoria Graduados (com idades entre 15 e 18 anos) no kartódromo João Sallen, em São Luís, no Maranhão.
Serão mais três finalistas, que se juntarão aos seis já classificados: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, e o goiano Luiz Branquinho. Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio do kartismo nacional e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.
A Copa Norte terá a realização de duas baterias no sábado (29), com 15 voltas cada. O grid da primeira será definido após a tomada de tempos, que acontecerá na sexta-feira (28). Para a largada da segunda bateria, valerá a posição de chegada na corrida 1, mas com os cinco primeiros invertidos no grid. A disputa na pista de 1.000 metros será em sentido horário.
”A etapa da Seletiva de Kart Petrobras no Maranhão é sempre uma grande festa. Além do clima contagiante do público e dos fãs nordestinos, é muito legal ver novos talentos da região e é sempre muito bom termos pilotos de diferentes estados concorrendo ou na final da Seletiva. Isso só vem a fortalecer o kartismo no país, que é o principal objetivo da nossa competição”, declarou Binho Carcasci, organizador do evento.
Confira a programação para a Copa Norte (categoria Graduados)
Quinta-feira, dia 27
14h30 às 15h00 - 1º Treino Livre
16h30 às 17h15 - 2º Treino Livre
Sexta-feira, dia 28
14h30 às 15h00 - 3º Treino Livre
16h00 às 16h30 - Warm up
17h00 às 17h10 - Tomada de Tempos
Sábado, dia 29
14h00 às 14h30 - 1º Bateria
15h30 às 16h00 - 2ª Bateria
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.
Classificados 2015 (seis de 12 vagas já definidas):
Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)
Murilo della Coletta (SP)
Luiz Matheus (SP)
Luiz Branquinho (GO)
Demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Fase Classificatória
29 de agosto - 3ª etapa (Copa Norte de Kart) - São Luís (MA)
17 de outubro - 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Vespasiano (MG)
Final
3 e 4 de novembro - Kartódromo Granja Viana - Cotia (SP)
· Sujeito a alterações

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Justiça do Trabalho determina prazo de 48 horas para Moisés se apresentar ao Sampaio

Caso não se apresente no prazo determinado, Moisés terá que pagar uma multa diária de R$ 1 mil, e o Linense-SP, de R$ 5 mil


Moisés poderá pagar multa caso não se apresente
A Justiça do Trabalho do Maranhão determinou que o volante Moisés tem 48 horas para se apresentar ao Sampaio Corrêa. O atleta deixou o clube em 19 de julho, logo depois do jogo contra o Paysandu, quando ao invés de retornar com o elenco, o jogador foi para São Paulo.
De acordo com o site oficial do clube, o jogador não retornou a São Luís após o jogo em Belém, no último dia 18, alegando ter uma proposta com um time japonês, mesmo estando com o contrato em vigência até 30 de novembro de 2015.
De acordo com representantes do atleta, o contrato assinado por Moisés, emprestado pelo Linense-SP, aponta uma cláusula de pronta liberação em caso de proposta de clubes da Série A ou do exterior. O argumento foi rebatido pelo departamento jurídico do Sampaio, que tem direito a 30% de qualquer negociação envolvendo o jogador.
Na matéria publicada pelo site do clube maranhense, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, esclarece está buscando os direitos do time.
“Como já disse anteriormente, não tenho interesse em prejudicar ninguém. Só busquei a justiça para nos resguardar e para que o Sampaio tivesse acesso aos valores reais da transação, e não a documentos fora dos padrões oficiais, enviado através de e-mail, e, com isso, recebesse apenas o que lhe é de direito”, ressalta Sergio Frota.

Caso não se apresente ao Sampaio no prazo determinado pela Justiça do Trabalho, Moisés terá que pagar uma multa diária de R$ 1 mil, e o Linense-SP, de R$ 5 mil.
O volante chegou ao time maranhense em abril de 2015 para a disputa da Série B depois de se destacar pelo Linense no Campeonato Paulista. O atleta, de 24 anos, disputou 11 jogos com a camisa tricolor.
 


Diretoria do Imperatriz anuncia a contratação de mais um reforço

Dudu é o mais novo reforço do Imperatriz
Teodorico Caldeira Costa Neto, 29 anos, ou simplesmente Dudu, 1.75 metros, 64 quilos. Esse é o mais novo reforço anunciado pela diretoria do Imperatriz para o Campeonato Brasileiro Série D.
Natural de Paranã, estado de Tocantins, Dudu estava defendendo o Sampaio Corrêa há alguns dias. Chegou a ser titular na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, mas foi relegado a segundo plano com a chegada do treinador Léo Condé e, por conta disso, fez um acerto amigável com a direção da Bolívia e rescindiu contrato. Sabendo do potencial de Dudu, o técnico Vinícius Saldanha avalizou a sua contratação.
Dudu, além de jogar de volante, atua também de lateral direito, posição que jogou algumas vezes pelo Sampaio no Campeonato Brasileiro. Além de Sampaio, Dudu já atuou no Maranhão pelo MAC e São José. Já defendeu também o Palmas e São José, ambos do Tocantins.
Dudu se apresentou ao técnico Vinícius Saldanha e já iniciou os treinamentos junto aos seus companheiros. Vinícius já recomendou a regularização do jogador.

Pilotos maranhenses são favoritos do Rally dos Sertões 2015






Pilotos na abertura oficial da competição nessa sexta-feira em Goiânia
O Autódromo Internacional de Goiânia foi palco, da coletiva de imprensa que iniciou oficialmente os trabalhos do Rally dos Sertões 2015. Inicialmente, participaram da reunião com jornalistas de todo o país e do exterior o diretor da empresa organizadora, Marcos Moraes, e demais membros da comissão organizadora. Eles falaram sobre as condições no novo trajeto, que este ano terá como rota final a cidade de Foz do Iguaçu, e como as baixas temperaturas nesse trecho final devem impactar os pilotos.
Marcos Moraes ressaltou o importante compromisso social que a prova tem com as comunidades visitadas ao longo do percurso e que recebem benefícios médicos e culturais em parceria com a SOS Sertões.
Transmitida ao vivo, a coletiva de imprensa reuniu também os pilotos favoritos de cada categoria. Sentaram a mesa feras como Guilherme Spinelli, piloto da categoria carros, com cinco títulos da competição e atual campeão, e o navegador Youssef Haddad; Jean Azevedo, piloto da categoria Motos, pentacampeão e que disputa a prova pela 21ª vez.
Além deles, três maranhenses que também são apontados pela organização como favoritos. São eles: Marcelo Medeiros, piloto da categoria quadriciclos, campeão em 2012, vice em 2013 e que busca a segunda vitória em 2015; e a dupla Vinícius Mota e Rafael Shimuk, do UTVs, que na primeira participação no rally, em 2014, terminou como campeã da categoria e agora vai tentar o bicampeonato.
Medeiros, que este ano terá como principais adversários dois uruguaios, disse que vai brigar por mais uma vitória nessa que será sua sexta prova no Sertões. Ele, que começou a disputar o Sertões em 2010, já foi campeão de sua modalidade uma vez e outra vice; e se preparou muito para este ano.
“Vamos respeitar os adversários, em especial os dois uruguaios, mas queremos que o título fique no Brasil e vamos buscar essa vitória. Nos preparamos muito e estamos otimistas, mas sabendo que teremos dias difíceis pela frente”, disse Medeiros.
Vinícius Mota e Rafael Shimuk pretendem mostrar que a vitória do ano passado não foi sorte de estreante, mas um trabalho em equipe e com estratégia. “Apostamos na regularidade e tentamos poupar ao máximo o veículo para não quebrar. Isso deu certo e assim queremos fazer este ano também, mas buscando a vitória”, disse Mota.
A prova, considerada a segunda maior do mundo,  será disputada até o dia 8 de agosto, com um roteiro inédito totalmente diferente dos anos anteriores, com largada no Autódromo Internacional de Goiânia e chegada inédita em Itaipu, em Foz do Iguaçu. Assim se traduz o Rally dos Sertões.
A competição passará por quatro estados e oito cidades, que incluem também Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR). Toda a caravana do evento (organização, pilotos, equipes e imprensa) deve reunir, neste ano, cerca de 1.500 pessoas.