Professor Getúlio Melo é um dos coordenadores do torneio
Com a finalidade de homenagear países tradicionais no voleibol, começa neste sábado (29), em Imperatriz, a I Copa das Nações de Vôlei, que será realizada no ginásio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
A iniciativa, onde cada time representa uma nação, partiu do desportista Ricardo Moreira e do professor Getúlio Melo. O campeonato tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Imperatriz (Sedel).
O grande diferencial da Copa das Nações é adaptação do vôlei 4 x 4, praticado geralmente na praia, para o formato indoor (voleibol praticado em quadra).
A configuração das equipes participantes seguem as regras da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), constituídas de, no máximo, cinco jogadores (quatro jogadores na quadra e um jogador substituto).
“Um dos jogadores é o capitão do time, que deve ser indicado na súmula. Não existem posições determinadas na quadra, mas a ordem de saque deve ser mantida durante o jogo”, explicou o professor Getúlio.
Segundo o organizador do torneio, Ricardo Moreira, treze equipes, somente masculinas, estão inscritas. “Das treze equipes participantes, quatro são de Açailândia, o que promete aumentar o nível da disputa e rivalidade dentro da quadra”.
As competições começam neste sábado (29), a partir das 14h, com encerramento no domingo (30) pela manhã, a partir das 8h.