Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Erro de interpretação da FMF divide título entre Sabiá e Sampaio Corrêa


Devido a um erro de interpretação do regulamento do Campeonato Maranhense sub-19, o título da competição, que tinha sido dado à equipe do Sabiá, acabou sendo considerado dividido com o Sampaio Corrêa, após reunião dos representantes dos dois clubes com a Federação Maranhense de Futebol.
O Artigo 9º do Regulamento Específico da Competição, que diz: “A quarta fase (final) será disputada em sistema eliminatório entre os clubes classificados na semifinal. Os jogos serão no sistema de ida e volta. O clube que somar maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas será o campeão”.
Segundo a redação, não existe um critério definitivo de desempate, já que o seu parágrafo único completa: “em caso de empate ao término da segunda partida, o clube campeão será conhecido através de penalidades”.
No primeiro jogo, o Sampaio levou a melhor vencendo por 1 a 0 no CT José Carlos Macieira. Na volta, em Caxias, o Sabiá venceu por 3 a 0 e foi decretado campeão logo após a partida.

Mas como o regulamento não determinou o saldo de gols como critério de desempate, o título deveria ter sido decidido na cobrança de penalidades, e como não ocorreu a decisão da FMF foi de considerar as duas equipes campeãs.
“Considerando o que restou decidido em comum acordo com os representantes das três partes (FMF, Sabiá e Sampaio), resolve declarar as equipes do Sabiá Futebol Clube e Sampaio Corrêa Futebol Clube, campeãs do Campeonato Maranhense de Futebol, categoria sub 19/2015”, ditou a portaria da FMF.
Por sorte, o Sabiá já tinha conquistado a vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao vencer a Copa Maranhão na categoria sub-19, o que classificou também o Sampaio Corrêa, mesmo com o vice-campeonato no Maranhense sub-19. Apesar da confusão da FMF, as duas equipes permanecem classificadas como representantes do Maranhão na Copinha em 2016.


A Federação também determinou a confecção de troféus e medalhas para o Sampaio Corrêa, já que o Sabiá já tinha sido premiado.

Nenhum comentário: