Pilotos na abertura oficial da competição nessa sexta-feira em Goiânia
O Autódromo Internacional de Goiânia foi palco, da coletiva de imprensa que iniciou oficialmente os trabalhos do Rally dos Sertões 2015. Inicialmente, participaram da reunião com jornalistas de todo o país e do exterior o diretor da empresa organizadora, Marcos Moraes, e demais membros da comissão organizadora. Eles falaram sobre as condições no novo trajeto, que este ano terá como rota final a cidade de Foz do Iguaçu, e como as baixas temperaturas nesse trecho final devem impactar os pilotos.
Marcos Moraes ressaltou o importante compromisso social que a prova tem com as comunidades visitadas ao longo do percurso e que recebem benefícios médicos e culturais em parceria com a SOS Sertões.
Transmitida ao vivo, a coletiva de imprensa reuniu também os pilotos favoritos de cada categoria. Sentaram a mesa feras como Guilherme Spinelli, piloto da categoria carros, com cinco títulos da competição e atual campeão, e o navegador Youssef Haddad; Jean Azevedo, piloto da categoria Motos, pentacampeão e que disputa a prova pela 21ª vez.
Além deles, três maranhenses que também são apontados pela organização como favoritos. São eles: Marcelo Medeiros, piloto da categoria quadriciclos, campeão em 2012, vice em 2013 e que busca a segunda vitória em 2015; e a dupla Vinícius Mota e Rafael Shimuk, do UTVs, que na primeira participação no rally, em 2014, terminou como campeã da categoria e agora vai tentar o bicampeonato.
Medeiros, que este ano terá como principais adversários dois uruguaios, disse que vai brigar por mais uma vitória nessa que será sua sexta prova no Sertões. Ele, que começou a disputar o Sertões em 2010, já foi campeão de sua modalidade uma vez e outra vice; e se preparou muito para este ano.
“Vamos respeitar os adversários, em especial os dois uruguaios, mas queremos que o título fique no Brasil e vamos buscar essa vitória. Nos preparamos muito e estamos otimistas, mas sabendo que teremos dias difíceis pela frente”, disse Medeiros.
Vinícius Mota e Rafael Shimuk pretendem mostrar que a vitória do ano passado não foi sorte de estreante, mas um trabalho em equipe e com estratégia. “Apostamos na regularidade e tentamos poupar ao máximo o veículo para não quebrar. Isso deu certo e assim queremos fazer este ano também, mas buscando a vitória”, disse Mota.
A prova, considerada a segunda maior do mundo,  será disputada até o dia 8 de agosto, com um roteiro inédito totalmente diferente dos anos anteriores, com largada no Autódromo Internacional de Goiânia e chegada inédita em Itaipu, em Foz do Iguaçu. Assim se traduz o Rally dos Sertões.
A competição passará por quatro estados e oito cidades, que incluem também Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR). Toda a caravana do evento (organização, pilotos, equipes e imprensa) deve reunir, neste ano, cerca de 1.500 pessoas.