Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Jogadores de futebol maranhenses pelo mundo


Conheça os jogadores maranhenses que estão espalhados pelo mundo
O Maranhão é um dos grandes exportadores de talentos do futebol brasileiro e tem um histórico imenso de nomes atuando pelos maiores clubes do Brasil e também espalhados pelo mundo.
A História inicia com José de Ribamar Oliveira, conhecido como "Canhoteiro". Talvez ele seja o mais famoso de todos os maranhenses que atuaram nas décadas de 50 e 60. Em 1954, o ponta esquerda nascido em Coroatá surgiu no São Paulo e com grande atuações acabou sendo convocado para a Seleção Brasileira e quase fez parte do elenco campeão do mundo em 1958.
Por conta da preferência do técnico Vicente Feola, o maranhense acabou sendo preterido por Zagallo e perdeu sua chance de disputar uma Copa do Mundo. Canhoteiro faleceu em 1974, aos 41 anos, mas deixou seu nome marcado no futebol brasileiro sendo diversas vezes eleito para o melhor time de todos os tempos do São Paulo. Em 11 anos de carreira, vestiu a camisa do Brasil em 16 jogos marcando um gol.
Após Canhoteiro, os maranhenses ganharam destaque novamente na década de 80 quando Luís Oliveira passou a brilhar na Bélgica em uma geração que ficou conhecida como "Marabelgas", pois vários atletas do estado partiram para a Europa buscar seu espaço no futebol.
Oliveira, que virou "Oliverrá", saiu do Tupã para o Anderlecht aos 16 anos em 1985 e acabou se naturalizando belga, e disputou a Copa do Mundo de 1998 com a seleção europeia. Na época atuava na Fiorentina ao lado de Edmundo e do argentino Batistuta.
Atualmente, os maranhenses estão em destaque em vários times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, caso mais emblemático é o do volante Márcio Araújo, que veste a camisa do Flamengo, clube de maior torcida do país.
Na Europa, os filhos de um antigo marabelga são os grandes destaques. Wamberto, nascido em Cururupu, rumou à Bélgica em 1991 aos 17 anos e começou uma gloriosa carreira no Velho Mundo se destacando principalmente pelo Ajax, da Holanda. Após se aposentar em 2011, se dedicou a cuidar da carreiras dos seus descendentes.
Danilo Campos tem 25 anos e assinou contrato com o Dnipro, da Ucrânia para essa temporada. O meia-atacante, nascido em São Luís, atuou pelas categorias de base da Seleção Belga.
Seu irmão mais novo, Wanderson, de 21 anos, assinou contrato com o Getafe, da Espanha, e tem tudo para explodir na liga que tem o Barcelona de Messi e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo.
Confira a lista de maranhenses atuando nas duas principais divisões do país e também nos times do exterior:
Série A do Brasileiro
Guilherme - Atlético-MG
Danilo Pires - Atlético-MG
Jeferson Maranhão - Avaí-SC
Márcio Araújo - Flamengo-RJ
Ananias - Chapecoense-SC
Maranhão - Chapecoense-SC
Manoel - Cruzeiro-MG
Pablo - Ponte Preta-SP
Chaves - Ponte Preta-SP
Thiago Mendes - São Paulo
Rithely - Sport-PE
Série B
Rodrigo Lindoso - Botafogo-RJ
Rafael Costa - Ceará
Lucca - Criciúma-SC
Maranhão - CRB-AL
Misael - Paysandu-PA
Exterior
Bruno Tiago - Cafetaleros de Tapalucha (México)
Danilo Campos - Dnipro (Ucrânia)
Derley - Kayserispor (Turquia)
Dyego Sousa - Marítimo (Portugal)
Elkesson - Guangzhou (China)
Esquerdinha - Platanias (Grécia)
Ferdinando - Incheon United (Japão)
Júnior Maranhão - Astra Gurgiu (Romênia)
Léo Silva - Albirex Nigata (Japão)
Maranhão - Naft Masjed (Kuwait)
Rodrigo Maranhão - Maziya S&RC (Maldivas)
Rogerinho - Al Shabab (Arábia Saudita)
Romarinho - Kalmar FF (Suécia)
Wanderson Campos - Getafe (Espanha)
Zé Roberto - San Diego Rockies (Estados Unidos)
 

Nenhum comentário: