Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O QUE É ISSO SEU JUIZ ?


A reclamação é geral de atletas, torcedores e dirigentes das equipes que participam do Copão Rio Balsas 2010, quanto a atuação da arbitragem na maior parte das partidas realizadas até agora. Segundo especialistas, a única equipe que ganha dinheiro para atuar na competição, está há anos luz do nível do campeonato. Não vou ser leviano e generalizar, pois toda regra tem exceção, mas separando ai dois ou três, os outros: não correm portanto não acompanham as jogadas de perto, não tem coerência nas interpretações, deixam os times mais experientes apitar as partidas, atuam com parcialidade, abusam da autoridade ou apitam bobagem para o jogo ficar truncado e o pior dos defeitos; querem aparecer mais do que os jogadores. Esse tipo de comportamento além de enfear os jogos, irrita jogadores, torcedores e dirigentes, é na verdade "um tiro no pé" dos próprios árbitros. Este ano pela primeira vez diminuiu o numero de equipes no Copão, será que isso já não é um reflexo dessas más arbitragens?. Está ai uma reflexão para os senhores do apito. Lembro a todos que quem faz os torneios na verdade são os "loucos por futebol", dirigentes que as vezes tiram de seus orçamentos familiares, muitas vezes da boca de suas crianças para suprir as necessidades básicas de suas humildes equipes e tenho certeza que com essas más arbitragens eles poderão começar a desistir da competição retirando seus times e os juízes sentirão falta da gratificação que entra aos Domingos em vossos bolsos. Já que estão cobrando e eu acho justo, façam o melhor, não para vocês nem para os times nem para os dirigentes, mas para o povo que lota as margens dos campos esperando que vença o melhor, sem que a arbitragem influencie no resultado dos embates futebolisticos...abaixo a preguiça, a falta de preparo físico de competência e capacitaçaõ e viva o esporte!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

UM "NÃO" A BARRAGEM !


Em uma tarde de lazer no Lago de Palmas, capital do estado do Tocantins, conversando com meu irmão Plinio Carlos ( o 1º depois de mim) 47 anos, repórter cinematografico; Diretor de Operações da Rede Sat - Tv Palmas; afiliada da Tv Cultura de São Paulo. Falei a ele sobre as pretensões do governo federal em construir barragens no leito do Rio Balsas, ouvi um dos melhores testemunhos de quem vivenciou a construção de uma dessas engenhocas para obtenção de energia eletrica. PC , começou relatando que chegou naquela cidade em 1992, portanto acompanhou o antes e o depois do projeto de formação do Lago da Usina do Lajeado, hoje com extensão de 180 km. Segundo ele o único beneficio da pela construção da usina foi para o país que tenta evitar os apagões nas regiões sudeste e sul, mais povoadas e industrializadas e com maior quantidade de votos. Para a cidade de Palmas ficou apenas o cartão postal. Plinio destacou 04 com sequências drásticas para a população que segundo o jornalista, não valeu a pena a implantação da hidreletrica:


- A promessa inicial de que a energia ia baratear , não foi comprida, os tocantinense pagam uma das mais altas taxas de energia do país.


- Ainda hoje , de vez em quando veiculamos reportagens de ribeirinhos ou povoados, reclamando dos valores pagos ou não como idenizações.


- Os órgãos ambientais federal ou estadual não conseguem controlar as espécies de peixes existentes no lago, isso vem causando um aumento excessivo nos cardumes de piranhas (afugentando o banhista) por falta de predador natural.


- Agora a pior consequência: o aumento constatado cientificamente em 03 graus na temperatura a céu aberto na nossa capital, devido ao reflexo solar no espelho da agua.


Finalizando, Plinio Carlos deixa uma mensagem: " como balsense , não desejo aos meus conterrâneos a construção de barragens no nosso Rio Balsas, pois existe outras opções para a geração de energia limpa, mais barata e com o mínimo de agressão a natureza".

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SETOR EGITO 05 x 01 ANGELIM


Jogaram pelo Setor Egito:
goleiro = Thayso Henrique
laterais = Michael e Magno
zagueiros =Fábio e Jailson
meias = Vanderlei, Alcemi (depois Iorani)Reginaldo, Pinóquio (depois Romário)
ataque = Tito (depois Geniel e Gildenberg), Perú (depois Gabriel)
Gols : Pinóquio, Perú, Reginaldo, Gildenberg e Tito...Com esta vitória o Setor Egito conquistou 4 pontos e se conseguir o empate no próximo compromisso, passará para a próxima fase do certame. O próximo jogo da equipe é Domingo dia 16/05 as 8:00h da manhã, contra a equipe do bairro São Caetano, no campo do Puçá (bairro trezidela)